Cabos para redes industriais (BUS)

Cabos bus ou também conhecidos como cabos de protocolo de comunicação, os cabos para redes industriais desempenham papel importante na realização da circulação de informações entre um centro de comando e uma ou mais máquinas ou equipamentos.

Sua excelência é garantida por conta da forma que são produzidos: os cabos para rede industrial entregam esse nível de qualidade por serem produzidos com um controle das propriedades elétricas especificamente para trabalhar em situações de comunicação vital aos processos industriais.

Dentre os segmentos industriais que mais utilizam os cabos de protocolo de comunicação podemos citar a indústria química, alimentícia, petroquímica, empresas de tecnologia e automotiva. Esses cabos são utilizados para o funcionamento de máquinas e equipamentos “inteligentes” que se comunicam através de um barramento (BUS) de rede industrial.

Para cada tipo de conexão nos sistemas de automação existe um tipo de cabo de protocolo de comunicação específico. E é por isso mesmo que a empresa precisa estar atenta na hora de realizar o seu investimento e escolher os tipos que sejam proporcionais aos equipamentos utilizados, pois os cabos para automação industrial são uma das partes necessárias para a eficiência e funcionamento seguro dos sistemas.

Por conta da exigência de muitas aplicações, estes cabos industriais podem ser fabricados para trabalhar em situação de forte stress ou certa carga expressiva de movimento e pode ficar em constante vibração ou sofrendo interferência eletromagnética.

Busque aqui o produto em nosso site:

Dicas para encontrar o cabo para rede industrial correto

A produtividade e eficiência da automação industrial também dependem da escolha correta dos cabos. Para quaisquer dúvidas sobre as melhores formas de investir em cabos para automação industrial, conte com o time de especialistas da Eurocabos e encontre a solução ideal para a sua empresa.

Os cabos de PVC são indicados para aplicações não muito agressivas e sem movimentação em calhas, dutos ou equipamentos sem maiores exigências.

Já os cabos extraflexíveis em  poliuretano (PUR) proporcionam maior resistência química, principalmente em locais com óleos e lubrificantes, e resistência à movimentação bastante necessária em centros CNC, maquinas de corte, maquinas com sistemas de servomotor e automáticas.

Mesmo com a jaqueta em PUR, existem modelos diferentes para tipos diferentes de aplicações. Sendo os mais comuns: esteira porta cabos, robótica e pontes rolantes.

Cabos rede industrial Profinet ASI Devicenet
Logotipo Profibus - Process Field Bus
Logotipo Profinet Industrial Ethernet
Logotipo Ethernet/IP
Logotipo CAN bus
Logotipo ASInterface
Logotipo Devicenet
Logotipo Interbus IBS

Tipos de comunicação de redes industriais

Tipos de cabos bus

Os cabos para automação industrial possuem características bem específicas, e devem ser escolhidos de acordo com as especificações de acordo com a sua finalidade:

Para circuitos de sinais analógicos e instrumentação/sinalização em indústrias de papel e celulose, petroquímicas e químicas, os cabos para sinal e instrumentação são os mais indicados. Veja a página específica desta família aqui.

  • Para redes Fieldbus , existem modelos de cabo específicos com as principais características: transmissão de dados na velocidade de 31,25 kBps, impedância característica de 100 ohms, isolação em poliolefina e condutores estanhados.
  • Os cabos para protocolo Profibus de comunicação de dados são do tipo FMS/DP ou PA. São utilizados como meio físico de transmissão no padrão RS-485. Os cabos Profibus DP possuem construções diversas como: tipo A com condutor rígido para instalações fixas, tipo B flexível em PVC para instalações com raios de curvatura pequenos ou pequenas movimentações, tipo C extraflexível em PUR para esteiras porta cabos, modelo especial para robótica, modelo próprio para pontes rolantes, versão para alta temperatura e modelo isenta de halógenos.
  • Ethernet Industrial  ou Ethernet/IP é uma rede bastante difundida por compartilhar o meio físico com o padrão ethernet comum. Os cabos para esta rede, porém devem atender os requisitos da indústria e possuem blindagem e capa externa de maior resistência. Estão disponíveis em CAT5e, CAT6 e CAT7.
  • A rede Profinet opera com cabos de 2 pares 22awg numa rede com conectores RJ45 ou M12 baseada em uma rede padrão Ethernet. Deste modo atinge velocidades maiores chegando a 1Gbps. Os cabos Profinet também estão disponíveis em versões tipo A, B, C, robótico e isento de halógenos.
  • Já no protocolo DeviceNet, serão utilizados dois pares de fios: um para alimentação 24 Vcc e outro para os sinais e a comunicação digital, CAN L e CAN H. Esse é um protocolo de aplicação de baixo nível nos processos industriais, sendo mais utilizado em sensores e atuadores simples. É um protocolo aberto, tendo um número expressivo de fornecedores de equipamento que adotam o DeviceNet. Um dos destaques deste protocolo é a qualidade de instalação seguindo os critérios e procedimentos aqui definidos, garantindo com isto a operação da rede de forma estável e constante.
  • Ao optar pelo protocolo ASI AS-Interface, será utilizado um único par de fios para a alimentação, modulado sobre a tensão contínua, deixando a rede sem interferências eletromagnéticas do ambiente industrial, dispensando inclusive a blindagem de proteção do cabo na maioria dos casos. Dispomos dos modelos de cabos AS-I trapezoidais e redondos blindados.
  • CAN bus é uma rede industrial bastante comum nas plantas automotivas e trafega em cabos de um ou dois pares com impedância de 120 ohms. Também dispomos de modelos para uso fixo e móvel dos cabos para CAN Bus.
  • Controlnet é um rede de protocolo aberto que transmite os sinais através de cabos coaxiais RGC6 com blindagem quádrupla.
  • Além destas a Eurocabos mantém estoque de cabos para a redes bus: Interbus, Modbus e CC-Link.

Solicite um orçamento e descubra a opção ideal de cabos para rede industrial para a sua aplicação.

Menu