Cabos de fibra óptica

Um problema comumente encontrado nos ambientes industriais é o ruído elétrico ou eletromagnético que afeta os cabos de comunicação de rede. Para minimizá-lo, uma alternativa altamente eficiente é o uso de cabos de fibra óptica.

Essa tecnologia utiliza um filamento de vidro transparente e com alto grau de pureza como meio físico. De diâmetro tão fino quanto um fio de cabelo, o cabo de fibra óptica permite carregar milhares de informações digitais sem perdas significativas ao longo de grandes distâncias.

Os cabos de fibra óptica são ótimas soluções para o segmento industrial, pois empregam pulsos de luz ao invés de correntes elétricas para transmitir o sinal – possibilitando o isolamento entre sistemas. Em linhas de produção, essa é uma solução altamente eficaz, pois permite uma boa diminuição de ruído elétrico.

Isso porque esses locais costumam ter muita interferência magnética por conta da presença de diversas máquinas. Os cabos de fibra óptica também ajudam no aumento da velocidade da transmissão a longa distância.

Mas não é só a diminuição de ruídos que o cabo de fibra óptica é capaz de oferecer – ele também é imune aos transientes de tensão, não sendo afetado por diferenças de potencial entre os extremos, e transmissões com alta velocidade e grande largura de banda.

Essa tecnologia permite altíssimas taxas de transmissão, na ordem de Gbps (bilhões de bits por segundo), porém para que haja o tráfego de dados e a taxa de transmissão no meio físico de fibra óptica são necessários equipamentos denominados conversores de mídias.

Na Eurocabos, você vai encontrar o modelo de fibra óptica ideal para o seu projeto. Somos parceiros da Prysmian nesta linha. Entre em contato com nosso time de especialistas.

Busque aqui o produto em nosso site:

Por que usar cabos de fibra óptica?

São diversas as vantagens que os cabos de fibra óptica oferecem para a sua empresa. Entre em contato com o time de especialistas da Eurocabos para mais detalhes sobre como a fibra óptica pode revolucionar a performance da sua produção.

Uma das grandes vantagens ao optar pela fibra óptica em um sistema de comunicação é garantir uma maior largura de banda ou aumento da capacidade de transmissão de informação – além da facilidade da instalação.

A potência do sinal também merece destaque. Com os cabos de fibra óptica é possível garantir menor atenuação, possibilitando um tráfego mais longo. Outro ponto importante que precisa ser ressaltado são a velocidade, taxa e capacidade de transmitir informação. Para se ter uma ideia, um par de fibra óptica pode transmitir 2,5 milhões ou mais de chamadas telefônicas ao mesmo tempo.

Há também uma economia com a manutenção dos cabos, pois as fibras ópticas são mais seguras e reduzem significantemente os custos com manutenção, além de imunes a radiação eletromagnética.

Os sinais luminosos não interferem com os de outras fibras ópticas contidas no mesmo cabo. Isso resulta em conversas ao telefone ou recepção de TV mais nítidas. Nos sinais digitais, a qualidade também é ótima, pois os cabos de fibra óptica são adequados para a transmissão de informação digital – sendo especialmente útil nas redes de computadores.

Em situações em que o ambiente apresenta muita interferência eletromagnética, o ideal é optar pelos cabos de fibra óptica, pois elas são imunes a qualquer tipo de interferência ou ruído. Também são indicados em ambientes agressivos, pois a fibra óptica é imune à oxidação e corrosão, que costumam ser um problema para os cabos de cobre.

Aplicações dos cabos de fibra óptica

TV a cabo
Os cabos de fibra óptica garantem qualidade do sinal elevada, além da possibilidade das operadoras em oferecer mais serviços além dos canais televisivos, como internet e telefone.

Internet
Nos dias de hoje, ter uma conexão de qualidade é mandatório. Isso garante uma boa troca de informações e a qualidade do uso de programas, bem como a estabilidade e rapidez. Para que seja possível oferecer todas essas características, o cabo de fibra óptica é uma solução adequada e uma das mais utilizadas.

Cabos submarinos
Os cabos de fibra óptica resolvem o problema do excesso de repetidores dos cabos submarinos. Para se ter uma ideia, com os cabos coaxiais, um repetidor tinha que ser usado a cada 5km ou 10km. Já com o cabo de fibra óptica, essa distância aumenta para 100km.

Medicina
Na medicina, o cabo de fibra óptica pode ser aplicado de diversas formas, como em procedimentos cirúrgicos e diagnósticos de imagem (como em broncoscópios, endoscópios, laparoscópios, por exemplo) de enfermidades. Também, é válido salientar que os cabos óticos são imunes à interferência de raios-X, que são comuns em instalações hospitalares.

Para entender quais as características e melhores práticas para instalação de cabos de fibra óptica para o seu segmento, solicite um contato do time de especialistas da Eurocabos.

cabos de fibra ótica

Camadas do cabo de fibra óptica

Para garantir essa proteção, os cabos de fibra óptica são compostos por três camadas. A central, ou núcleo, é a parte mais interna, onde a luz é guiada. A classificação dos cabos de fibra óptica são de acordo com seu núcleo – e podem ser de 50, 62,5 e 100 μm.

Para cobrir o núcleo, o cabo ganha uma camada chamada de cladding, que é responsável pelos feixes luminosos. Essa camada geralmente é feita de vidro com um alto grau de pureza ou em plástico.

Por último, o cabo de fibra óptica recebe uma camada conhecida como buffer coating, responsável por proteger as demais camadas da umidade e outros possíveis danos. Alguns modelos ainda podem receber uma camada extra de proteção – chamada de jacket.

Além das camadas do cabo de fibra óptica, é importante se atentar às terminações utilizadas, pois são por elas que há uma perda natural, quando a luz viaja através de longos cabos de fibra óptica. Afinal, as principais fontes de atenuação estão justamente nessas emendas. Para minimizar as perdas, as terminações precisam ser de qualidade.

O cabo de fibra óptica é bem flexível e pode ser passado por conduítes, como se fosse um cabo coaxial. Sem a necessidade de ficar em linha reta, eles apresentam boa resistência mecânica e sua instalação segue os mesmos requisitos das normas para edifícios comerciais, Data Centers ou residências.

Cabos de fibra óptica: tipos mais utilizados

É importante saber identificar o cabo de fibra óptica adequado para cada situação, pois é exatamente isso que vai fazer a diferença para o sucesso do seu projeto. Além disso, a escolha correta influencia diretamente na segurança da infraestrutura existente.

São dois tipos mais utilizados:

Fibras multimodo

De grande largura de banda em alta velocidade, neste tipo de cabo as ondas luminosas são dispersas em inúmeros caminhos, quando trafegam pelo núcleo do cabo, com diâmetros do núcleo das fibras entre 50, 62,5 e 100 μm.

Ele é mais usado em curtas distâncias, e esses cabos são identificados pela designação OM (optical mode), conforme descrito na norma ISSO/IEC 11801.Existem fibras OM1, OM2, OM3, mas hoje, esta evolução continua com o desenvolvimento da fibra OM4 enquanto a indústria se prepara para velocidade de 40 e 100Gb/s.

Esse tipo de cabo de fibra óptica é a solução mais econômica para Data Centers, redes locais (LANs) e outras aplicações empresariais.

Fibras monomodo

Também conhecido como cabo de modo simples, este modelo proporciona taxas de transmissão até 50 vezes maiores que o cabo de fibra multimodo. Esse feito é possível por conta do seu núcleo mais estreito que os demais.

Os cabos feitos com as fibras monomodo são adequados para aplicações que envolvam grandes distâncias – no entanto, precisarão de conectores de alta qualidade. Isso porque neste modelo a luz possui um único modo de propagação – ou seja, a luz vai percorrer o interior do núcleo por apenas um caminho. Isso ajuda a diminuir a dispersão do sinal.

Há também uma particularidade em meio às fibras que merece ser citada, que são os cabos drops. Eles são cabos óticos de terminação drop, com 1 a 12 fibras e indicados para instalações aéreas auto suportadas, que interligam cabos óticos externos da última caixa de emenda às instalações internas prediais. Esse modelo é recomendado na utilização em redes FTTH para acesso final ao cliente.

Além dos cabos drop, existem também os cabos óticos troncais, chamados de backbone. Eles são considerados a “espinha dorsal” da rede, por ser onde passam os dados de todos os usuários.

Como são feitos os testes de certificação dos cabos de fibra óptica?

Existem diversas formas de certificar um cabo de fibra óptica. No entanto, as formas mais comuns são:

  • Atenuação (medida em dB/km): este método vai medir a diminuição da intensidade do sinal ao trafegar pelo cabo ótico;
  • Perda de retorno: mede a quantidade de luz refletida pela outra extremidade do cabo de volta até a fonte de luz;
  • Índice de refração gradual: quantidade de luz inserida na fibra, normalmente expressa em comprimentos de onda de 850 a 1300 ηm;
  • Atraso de Propagação: tempo que o sinal leva para trafegar de um ponto a outro pelo canal de transmissão;
  • Reflectometria no domínio do tempo (TDR): possibilita isolar as falhas da transmissão de pulsos de alta frequência e examinar suas reflexões ao longo do cabo.
Menu