Conectores Ethernet
Um dos principais fatores responsáveis pelo aumento rápido da adoção da Ethernet no chão de fábrica é o simples fato de que todos estão familiarizados com o sistema pois é unanimidade na utilização doméstica e comercial. Mas nem todas as redes Ethernet são iguais. Existem algumas diferenças na camada física – cabeamento e conectores – que diferenciam a Ethernet industrial de suas “irmãs”; doméstica e comercial.
Além das diferenças nos cabos, assunto de outra página nossa, talvez o maior diferenciador entre Ethernet comercial e industrial esteja nos conectores. As redes industriais seguem, para efeito de qualificação da velocidade suportada, as mesmas classificações das demais redes ethernet: CAT5, CAT5e, CAT6, CAT6A e CAT7. Embora, raramente, o conector RJ45 comum de aplicações comerciais também seja encontrado na Ethernet industrial, o conector industrial é, normalmente, mais robusto. Os modelos de 4/8/10 pinos são usados nas configurações macho e fêmea, disponíveis nas versões injetada ou montada. Também são normalmente oferecidos em versões com classificação de proteção IP20 e superiores com a IP67. Outra característica bastante comum é a compatibilidade EMC para cabos blindados que são maioria em ambientes industriais.
Outra diferença relevante é que nos ambientes industriais, além dos conectores RJ45, os conectores tipo M12, M8 e soluções proprietárias também são usados para conexões Ethernet industriais. O conector M12 está disponível como um conector de 4 ou 8 polos e pode oferecer proteção IP67 / IP69K. Assim como os conectores RJ45, M8 e M12, estão disponíveis como conexões injetadas ou conectáveis em campo.
Os conectores ethernet industrial do tipo RJ45 e M12 também são utilizados nas redes Profinet e Ethernet/IP.
Existem também soluções que integram dois contatos de alimentação ao RJ45 como nos conectores Y-COM da Yamaichi.
Um dos desenvolvimentos mais recentes a surgir na cena do conector Ethernet industrial é o conector X-Code. Os conectores X-Code são distinguíveis pela maneira como os 8 fios do cabo Ethernet são segmentados em 4 pares blindados. Esses tipos de conector foram desenvolvidos para acompanhar o aumento do uso de Gigabit Ethernet no chão de fábrica. Harting, Phoenix Contact, Metz e Escha lançaram este tipo de conector.